terça-feira, 9 de agosto de 2011

Livros e Filmes I

Há filmes que se vêem e parecem livros. Acho que é dos melhores elogios que posso fazer a um filme.
Ontem senti isto ao ver (finalmente!) O Escafandro e a Borboleta.
Gosto e faço mesmo questão de ver filmes tendo a menor informação possível sobre os mesmos. Assim, ao ver o filme, a sensação mais forte e bonita que tive foi a de estar a ler um livro. Não sabia que a história era verídica e que havia um livro com o mesmo nome. Cereja no topo do bolo.

Também há bem pouco tempo tive o mesmo prazer ao ver outro filme: Oscar and Lucinda. Ao ver, imaginava um lindo livro. A ignorância envergonha um bocadinho mas ao mesmo tempo permite maravilhosas surpresas. O filme é de facto inspirado num livro, com o mesmo título, de Peter Carey. Livro com o qual ganhou, por acaso, um Booker Prize.
Continuei a pesquisa e fui dar à Amazon (está bem, fui lá de propósito), que tem uma função óptima nalguns livros, o "look inside", que nos permite fazer aquilo que mais gosto de fazer numa livraria, para perceber se quero ou não levar um livro: ler a primeira página. Não há nada como uma boa primeira página. E com Oscar and Lucinda, fiquei distraída a ler como se já tivesse o livro nas mãos.
E pronto, amor à primeira vista. Está encomendado.





Foi possível ver estes dois filmes devido à programação por vezes muito interessante da Fox Movies. É estar atento e pôr a gravar. Na minha pastinha de gravações aguardam Jude e Julia. Yeay! (quem viu que não me conte nada!)